Tenho dor de estômago – Pode ser úlcera?
13 de junho de 2018
Meus exames do fígado vieram alterados – E agora?
13 de junho de 2018
Exibir tudo

Tenho gastrite – O que fazer?

1. O que é gastrite?

Gastrite significa inflamação da mucosa do estômago. Porém, muitas vezes o termo “gastrite” é utilizado com diferentes significados por pacientes e médicos de diferentes especialidades. Pacientes costumam dizer que tem gastrite quando apresentam sintomas que atribuem ao estômago. O endoscopista dirá que o paciente tem gastrite se a mucosa do estômago estiver mais vermelha que o normal ou apresentar erosões.

O patologista diz que o paciente tem gastrite se na biópsia do estômago houver células inflamatórias. Porém, muitas vezes não há concordância entre os sintomas do paciente e os achados dos exames médicos. Ou seja: o paciente pode não sentir nada e nos exames aparecer uma inflamação do estômago, ou o paciente pode ter sintomas importantes e os exames serem normais, o que não significa que os sintomas não se originam no estômago.

2. Quais os principais sintomas?

Os principais sintomas relacionados a alterações do estômago são queimação, azia, dor abdominal, empachamento, náuseas e vômitos. Os sinais de alerta que devem levar à rápida procura do especialista incluem: dor que acorda o paciente à noite, ausência de melhora com o uso de medicações, perda de peso, anemia, vômitos com sangue, perda de sangue nas fezes e história de câncer de estômago na família.

3. Quais as causas da gastrite?

A gastrite pode ser causada por diversos fatores, sendo os principais o uso de medicamentos antiinflamatórios e uma bactéria que pode acometer o estômago chamada Helicobacter pylori. Além disto, a gastrite pode ser causada por ingestão de bebidas alcoólicas, alimentos contaminados, outras infecções bacterianas ou virais, outros medicamentos e mesmo doença autoimune.

4. O que não posso comer?

Alguns alimentos costumam piorar os sintomas do estômago: frituras, carne vermelha, alimentos gordurosos, molho de tomate, pimenta e frutas cítricas são alguns deles. Dentre as bebidas, café, chá preto, refrigerante, outras bebidas gaseificadas e bebidas alcoólicas também devem ser evitados.

5. Preciso fazer uma endoscopia?

Nem todo paciente com sintomas do estômago precisa fazer a endoscopia. Seu médico irá avaliar fatores como idade, sintomas, antecedente familiar, medicamentos utilizados e resposta ao tratamento para decidir se a endoscopia será ou não necessária.

Ajuda? Chat via WhatsApp